Na hora de comparar os dispositivos de combate a incêndio disponíveis no mercado, há que observar atentamente para a diferença do sistema de incêndio com fio e sem fio, tendo em vista avaliar o que é prioritário em cada projeto.
A partir da comparação entre a diferença do sistema de incêndio com fio e sem fio, ficará mais evidente para o cliente escolher a melhor solução para instalar em seu respectivo ambiente.
Uma empresa que desponta nas ofertas de sistemas de detecção e alarme de incêndio é a Firesensor, que há mais de 12 anos é referência na venda de dispositivos no setor para a região sudeste.
Ao elencar a diferença do sistema de incêndio com fio e sem fio, fica evidente que o modelo sem fio entrega melhor performance, custo menor, instalação rápida e mais tecnologia, o que se traduz em maior satisfação a todos no curto, médio e longo prazo.
O equipamento sem fio oferece um processo de instalação mais ágil, que comparado com o sistema de fio é mais demorado e implica em maiores complexidades do uso de cabeamentos e fios.
Sendo assim, o sistema sem fio entrega um prazo de instalação mais rápido, diferente do modelo de fio que requer mais tempo para instalar e organizar toda a fiação no ambiente.
Uma notável diferença do sistema de incêndio com fio e sem fio, é que, devido ao modelo wireless não requerer muito trabalho na instalação, os ruídos e interferências praticamente inexistem, já que os dispositivos são alocados nas paredes e toda a central é constituída com tecnologia de ponta, sem os recursos volumosos que cabos e fios demandam.
Em termos práticos, o número de funcionários demandados para a instalação, gestão e manutenção do modelo sem fio é menor em relação ao modelo com fio. Essa diferença do sistema de incêndio com fio e sem fio implica em redução de custos com mão de obra e profissionais, em benefício da solução sem fio.
Há um custo alto nesse aspecto para os dispositivos com fio, que requerem maiores cuidados com o processo interno de funcionamento dos modelos. Já os modelos sem fio não oferecem custo nesse ponto.
Por não haver fiação nos equipamentos de detecção e alarme de incêndio sem fio, fica evidente a vantagem desse modelo.
Outra grande diferença do sistema de incêndio com fio e sem fio, reside no fato de que as soluções wireless são limpas, sem gerar sujeira ou resíduo. O mesmo não acontece com os dispositivos de fio, que envolvem cabos, fios, ferramentas variadas para instalar e manter o equipamento em uso.
O modelo de dispositivo de incêndio com fio consiste numa solução tradicional, portanto, mais conservadora. Não se trata de dizer que essa solução é ultrapassada e ineficiente, mas o fato de existirem soluções sem fio, que aliam mais modernidade e eficiência, torna essa segunda opção muito atrativa.
Outra significativa diferença do sistema de incêndio com fio e sem fio, está na natureza da tecnologia sem fio, que entrega alta precisão e a melhor performance no mercado para detectar e alertar sobre riscos de incêndio e propagação de chamas no interior dos ambientes delimitados.
Fica evidente que as ofertas de equipamentos sem fio proporcionam um conjunto de vantagens, conveniências e performance, que se reflete em um espaço mais moderno, visualmente limpo, cujos modelos operacionais conferem alta precisão no funcionamento.
A Firesensor é distribuidor oficial dos produtos Firebee, que desde 2009 fabrica as modernas soluções sem fio ao mercado nacional. Mais de 1.000 clientes podem comprovar o alto padrão técnico-operacional e a excelência produzida pela Firebee nesse ramo!